O que é o PRAD?

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD – é um conjunto de medidas para recuperar um área que foi contaminada por uma ações antrópicas com a finalidade de tornar essa área apta para algumas atividades, deixando a paisagem melhor e mais harmoniosa.
Normalmente, o PRAD tem o objetivo de trazer a vegetação e as espécies nativas, reconfigurando a topografia local.
Existem diversas formas de recuperar uma área, mas, precisamos levar em consideração algumas características, que será apresentado ao longo do artigo.

OBJETIVO

O objetivo do plano é tornar o ambiente que foi degradado em uma área mais harmoniosa, resgatando a topografia anterior, com espécies de arvores nativas, recuperando o solo e minimizando os impactos gerados sobre o lençol freático existente na região, Resgatando o ecossistema e a população silvestre local.

ETAPAS

As etapas de um PRAD depende de alguns aspectos e características da área para que o plano executado atinja seu objetivo. Para isso precisamos nos atentar nos tópicos abaixo:

  • Características bióticas
  • Características abióticas
  • Conhecimento sobre o tipo de degradação
  • Resistências das espécies selecionadas, que devem trazer benefícios para o solo
  • Entre outras

Quem executa

Normalmente o PDRA é solicitado pelo orgão ambiental, após uma fiscalização, onde se percebe a necessidade da elaboração de um plano e o responsável pelo local é informado sobre a necessidade de faze-lo.
No entanto, algumas empresas e pessoas físicas que se preocupam com o meio ambiente, tambem podem solicitar o projeto e dar entrada no processo de recuperação. O engenheiro ambiental e sanitarista é um profissional capaz de realizar os estudos necessarios para elabonalizaração de um projeto de recuperação de áreas degradadas, pois sabera analizar os aspectos bioticos e abioticos da área em questão.

Caso precise de ajuda, entre em contato conosco

Avatar de Tamires Ventura

Publicado por

Categories: